Cursos profissionalizantes

Cursos profissionalizantes podem facilitar a ida para o mercado de trabalho 
 

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgAv-djTz2J6rlnDWraef8cArjcD0q8E5Anueq0yrJK6MkmyOpSwQlb8_IPbINzSCoYtYL5ieuh4vtbsnrDw7oNxddjDM73Jjn1TFnHKoxfWDKMtjAzWTUGP9aWe8WnkzRL7fCv-nBVXcg/s1600/Oficina+Metareciclagem+06.jpg

 
Quem está em busca do primeiro emprego ou quer melhorar o seu currículo para conquistar uma promoção ou novas oportunidades, encontra nos cursos profissionalizantes uma nova alternativa de ingressar no mercado de trabalho. 
 
As opções variam desde os cursos mais tradicionais como informática e construção civil, até os cursos que se referem a segmentos mais elaborados, como mecânica automotiva, eletrotécnica e na área da saúde.

O CP conversou com alguns responsáveis por escolas técnicas de Ji-Paraná e alunos, onde atestou que a procura por essa especialização tem como foco principal a qualificação daqueles que buscam um emprego, ou ainda, um aumento no orçamento, além da possibilidade de conquistar uma formação profissional qualificada em um espaço de tempo menor, os cursos profissionalizantes têm a vantagem de oferecerem horários flexíveis e conteúdos práticos, o que normalmente não acontece com os cursos universitários.

Outra vantagem muito lembrada são os preços acessíveis dos cursos preparatórios. Jucimeire Aragão, desempregada, conta que algum conhecimento prático já é um requisito mínimo na hora da contratação. “Hoje em dia nós temos que aprender outras coisas para poder valorizar nosso serviço. Isso faz a diferença na hora de escolher entre duas pessoas”, alertou.

Ricardo Moreno, recém-saído do ensino médio, disse que para os jovens, os cursos preparatórios preenchem o espaço da experiência profissional no currículo. “Por ser mais novo, não deu pra trabalhar em muitos lugares, o que me colocou em desvantagens com outros candidatos a vagas, por isso que acabei procurando um curso de vigilante, que deve facilitar em uma contratação mais pra frente”, previu o rapaz.

A responsável por um dos cursos de técnica de enfermagem mais procurados na cidade informou que a aceitação no mercado de trabalho de profissionais com níveis técnicos é muito maior do que profissionais com experiência não qualificada. “Um curso deste nível é um atestado de competência do profissional, temos mais de 100 alunos formados e empregados na área da saúde, que não tinham condições nem de tempo nem de dinheiro para fazer uma universidade de enfermagem”, explicou.

OPÇÕES E PREÇOS– Uma das dúvidas recorrentes dos alunos é a confiabilidade nos cursos profissionalizando oferecidos. Algumas das escolas técnicas mais confiáveis do país mantêm estruturas profissionalizantes em Ji-Paraná. Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) formam turmas regularmente e preparam mão de obra de acordo com a demanda do momento.

Uma das coordenadoras de cursos profissionalizantes do Senai contou que os cursos atendem diversos perfis e áreas de interesse. “Todos os nossos cursos têm procura, mas construção civil, mecânica de motos, eletrotécnica sempre estão no topo da preferência do público”, detalhou.

Ela também lembrou que a forma encontrada pelo Senai de selecionar os cursos oferecidos para a realidade da região é a própria procura dos alunos pela escola. “Aqueles interessados em um curso específico fica cadastrado até que haja a quantidade de alunos que feche a turma”, finalizou a orientadora. 
 
Vários tipos de cursos são oferecidos pelo Senai nas áreas de Gestão, Automotiva Tecnologia, Construção, Alimentos e Bebidas, Eletrônica, Têxtil e Vestuário entre outros. Alguns cursos são oferecidos gratuitamente e outros com custo maior, podem ser divididos em duas parcelas. 
fonte: http://www.correiopopular.net/LKN/headline.php?n_id=12153&titulo=EMPREGO%20%C3%80%20VISTA